Vira-casacas: 15 atores que já fizeram filmes da DC e da Marvel – Canaltech

Enquanto o fã segue se digladiando na internet sobre quem tem os melhores super-heróis, a rivalidade entre Marvel e DC em Hollywood é bem menos sentida. Na verdade, para os atores que encarnam esses personagens, a relação com as editoras é bem mais fisiológica e não são raros os casos de nomes que aceitam papéis dos dois lados dessa briga imaginária.

Assim, o que para o fã mais apaixonado pode ser visto como uma traição ou coisa parecida, para os artistas é apenas mais um papel. E isso rende situações bastante curiosas, seja do herói de um lado que vira vilão do outro ou de atores que acabam interpretando versões análogas do mesmo personagem nos dois lados da força.

E o que isso quer dizer? Absolutamente nada. É apenas um detalhe divertido de acompanhar nos bastidores do mundo nerd. E o mais interessante é ver como esses “agentes duplos” são comuns, com dezenas de atores transitando entre Marvel e DC enquanto o pessoal segue batendo boca na internet sobre quem é melhor.

Para mostrar que esse tipo de rivalidade não leva a lugar algum, o Canaltech listou 15 atores que já fizeram filmes da DC e da Marvel.

15. Chris Evans

O Capitão América realmente transformou Chris Evans (Imagem: Reprdução/Marvel Studios, Warner Bros)

O símbolo de integridade do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) já passou por outras franquias antes de empunhar o escudo estrelado e virar o Sentinela da Liberdade. Isso fez com que Chris Evans fosse um velho conhecido dos fãs de quadrinhos antes mesmo de vestir o uniforme do Capitão América pela primeira vez.

Em 2010, ele estava no elenco do filme Os Perdedores — que nada mais é do que uma adaptação de um gibi não tão famoso assim da DC. O quadrinho faz parte do selo Vertigo e trazia uma trama não relacionada com super-heróis, mas que ainda assim mantém a rivalidade com a Marvel.

E vale também lembrar que Evans ainda esteve no elenco da primeira adaptação de Quarteto Fantástico como Tocha-Humano e foi um dos ex-namorados de Ramona Flowers no divertido Scott Pilgrim Contra o Mundo. Nesses dois casos, não entra exatamente na rivalidade de Marvel e DC, mas mostra o quanto o ator curte uma adaptação de gibi.

14. Ben Affleck

Ben Affleck viveu tanto o Batman da DC quanto o da Marvel (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Fox)

Apesar de todas as críticas aos filmes em que participou, o Batman de Ben Affleck é uma das melhores coisas do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês), principalmente por causa do seu visual bem próximo dos quadrinhos e de sua personalidade mais amargurada.

Só que essa não foi a primeira vez que Affleck trouxe essa interpretação a um herói. Anos antes de viver o Homem-Morcego, ele foi ninguém menos do que Demolidor no filme de 2003 em uma versão do personagem que não é tão querida assim, mas também tem seu charme.

E um detalhe curioso é que muita gente vê nos dois heróis uma espécie de paralelo. Ambos são esses personagens mais urbanos, com uma moral muito bem definida e que resolvem tudo na base do soco — tanto que os próprios gibis do Homem Sem Medo já brincaram com o fato de ele ser um Batman vermelho.

13. Jared Leto

Um ator capaz de unir o hate de fãs da Marvel e da DC (Imagem: Reprodução/Sony Pictures, Warner Bros)

Com o mau desempenho de Morbius, a internet não perdoou e logo emplacou a piada: Jared Leto é a figura de paz que une Marvel e DC, sendo o responsável pelas piores adaptações de cada uma das editoras.

E não dá para negar que a brincadeira tem um fundo de verdade. A sua entrada para o mundo da Marvel com o filme do Vampiro Vivo não deu muito certo, da mesma forma que a sua interpretação do Coringa em Esquadrão Suicida e na Liga da Justiça de Zack Snyder também não agradou em nada.

12. Halle Berry

Depois do sucesso de X-Men, Halle Barry quis emplacar uma franquia própria, mas a gata subiu no telhado depois de um filme só (Imagem: Reprodução/Fox, Warner Bros)

Muito antes do MCU, DCEU e das próprias redes sociais, já havia um nome conectando Marvel e DC: Halle Berry. A atriz é uma das pioneiras das adaptações de quadrinhos modernas, chegando às telonas quando tudo era mato e filmes de gibis eram raridade. Por isso mesmo, ela ganhou um lugar no coração dos fãs com sua Tempestade na franquia X-Men, que ela chegou a protagonizar ao lado do Wolverine de Hugh Jackman.

Embalada nesse sucesso, ela tentou emplacar uma série própria com a Warner, mas o seu Mulher-Gato não chegou nem perto de repetir a popularidade dos mutantes e nunca mais a vimos em Gotham.

11. Colin Farrell

Depois do seu Mercenário, Colin Farrell preferiu voltar para o mundo dos quadrinhos escondido em quilos de maquiagem (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Fox)

A caracterização de Colin Farrell como Pinguim em The Batman ficou tão incrível que a gente até tem dificuldades em reconhecê-lo. E não só pelo visual, mas pelo jeito de falar e até no seu gestual — não lembrando em nada a sua participação no universo Marvel.

Assim como Ben Affleck, ele é outro nome ligado ao Batman que participou do Demolidor de 2003. No longa, ele foi o vilão Mercenário que trazia não só um visual bem diferente daquele visto nos gibis como também um jeito todo afetado que divide opiniões até hoje.

10. Zoe Saldana

A gente até toma um susto quando a Zoa Saldana aparece na tela com cor de gente e não colorida (Imagem: Reprodução/Marvel Studios, Warner Bros)

Depois de Avatar e Guardiões da Galáxia, é até difícil reconhecer a atriz Zoe Saldana quando ela não está colorida em frente às telas. Por isso mesmo, quase ninguém lembra que ela também participou de Os Perdedores junto com Chris Evans. No caso, ela viveu a personagem Aisha, uma das protagonistas que se une aos agentes americanos enviados à Bolívia para impedir uma guerra tecnológica.

9. Zachary Levi

É até difícil reconhecer o Shazam loiro e de barbicha em Thor: Mundo Sombrio (Imagem: Warner Bros, Marvel Studios)

Mais um caso de ator que ninguém lembra que já esteve na Marvel e na DC por causa da maquiagem que o deixou irreconhecível. Isso porque o Shazam do DCEU também participou do MCU como Fandral, um dos deuses amigos de Thor em Asgard.

Ele aparece com mais destaque em Mundo Sombrio, mas também dá as caras ainda que rapidamente em Thor: Ragnarok. E se você não lembra disso, fique tranquilo: como o ator está loiro, bem mais magro e com uma barbicha, é realmente difícil relacioná-lo com o seu alter-ego da distinta concorrência.

8. Tom Hardy

Eddie Brock e Bane: conectados pelo Venom e pela péssima dicção de Tom Hardy (Imagem: Reprodução/Sony Pictures, Warner Bros)

Elevado ao posto de anti-herói mais queridinho do cinema de super-heróis, Tom Hardy estava infernizando outro herói antes de ser possuído pelo simbionte e se tornar o Venom. Isso porque ele foi o vilão Bane em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em que ele simplesmente arrebenta com a coluna do Homem-Morcego e sitia Gotham.

Na época, a sua interpretação do personagem sofreu várias críticas, seja pela sua dicção não muito favorável ou pelo próprio roteiro do longa que não colaborou muito para criar a ameaça que o vilão exigia. Pelo menos há uma curiosidade conectando os dois personagens: a toxina que Bane usa para manter sua força chama-se Venom.

7. Idris Elba

Idris Elbaaparece tão pouco no MCU que é fácil esquecer que ele já esteve por lá (Imagem: Reprodução/Marvel Studios, Warner Bros)

A repaginada que James Gunn deu no O Esquadrão Suicida passou também pela mudança de protagonista. Assim, o longa teve a entrada do vilão Sanguinário para comandar a operação secreta da Amanda Waller na republiqueta de Corto Maltese. E o personagem foi muito bem vivido por Idris Elba, que já tinha outro personagem de quadrinhos em seu currículo antes de ter mandado o Superman para a UTI com um tiro de kryptonita.

Na MCU, Elba viveu o deus nórdico Heimdall, o guardião da Bifrost. Ele é a divindade que observa o que acontece nos Nove Reinos e que volta e meia é acionado para socorrer Thor quando o Deus do Trovão se mete em algum problema fora de Asgard.

6. Willem Dafoe

O retorno de Willem Dafoe como Dende Verde nos lembrou de como ele pode ser odioso (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Sony Pictures)

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, nós lembramos o quanto Willem Dafoe pode ser odioso como Norman Osborn. O ator já havia vivido o vilão Duende Verde no Homem-Aranha de 2002 e voltou a reprisar o papel duas décadas depois só para mostrar que, apesar da idade, ele continua tão cruel quanto antes.

Só que, na DC, Dafoe se mostrou muito mais amigável. No DCEU, ele deu vida ao personagem Vulko tanto em Aquaman quanto na Liga da Justiça de Zack Snyder, interpretando esse conselheiro atlante de confiança.

5. Michael Keaton

Michael Keaton: de Homem-Morcego a Abutre em três décadas (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Sony Pictures)

Embora a gente sempre fale de X-Men e Homem-Aranha como os grandes pioneiros dos filmes de quadrinhos, a verdade é que nada disso seria possível se Batman de 1989 não tivesse sido o sucesso que foi. Parte disso está na estética adotada por Tim Burton na época, mas também na caracterização que Michael Keaton deu para o herói.

Não por acaso, o ator vai voltar a viver esse Bruce Wayne três décadas depois em The Flash, o que pode ser visto como uma bela homenagem ao seu legado para essa nova geração de heróis.

Só que, na Marvel, Keaton deixou de ser o bom moço e se tornou o vilão Abutre em Homem-Aranha: De Volta ao Lar — um dos inimigos mais ameaçadores já enfrentados pelo Amigão da Vizinhança nos cinemas. E a expectativa é que vejamos mais do personagem no futuro, já que ele deu o ar de sua graça na cena pós-crédito de Morbius.

4. Ryan Reynolds

Ryan Reynolds soube rir da própria desgraça para dar uma nova chance ao Deadpool (Imagem: Reprodução/Fox, Warner Bros)

Um dos poucos casos de ator que viveu duas versões diferentes do mesmo personagem, Ryan Reynolds foi do inferno ao céu com Deadpool. A primeira tentativa de adaptar o mercenário em Wolverine: Origens foi terrível e, mesmo assim, a Fox insistiu na escalação e fez com que o filme-solo do personagem fosse um sucesso e Reynolds virasse um queridinho dos fãs.

Só que o que pouca gente lembra — ou prefere esquecer — é que o ator já havia tentado emplacar outro herói nas telonas, desta vez na DC. Em 2011, o ator protagonizou o terrível Lanterna Verde, vivendo um Hal Jordan que em nada lembrava sua versão dos quadrinhos. A coisa é tão triste que o próprio Reynolds faz piada com isso em Deadpool.

3. Christian Bale

Ainda não há uma imagem oficial de Bale como Gorr (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Marvel Comics)

Depois de filmes bastante lamentáveis, o Batman andava em descrédito em Hollywood até Christian Bale chegar e assumir o manto do Homem-Morcego na trilogia de Christopher Nolan. Tanto que o ator ficou eternizado para toda uma geração como a versão definitiva de Bruce Wayne, misturando tanto a persona do playboy quanto do vigilante atormentado.

E devemos ver uma nova transformação do ator, agora no MCU. Isso porque ele vai viver o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses no vindouro Thor: Amor e Trovão. O trailer do longa ainda não mostrou o personagem, mas alguns produtos licenciados já mostram que devemos ver Bale bem diferente de quando ele surrava malucos vestidos de palhaço em Gotham.

2. Zoë Kravitz

Zoë Kravitz precisa agradecer o fato de ninguém lembrar que ela estava em X-Men: Primeira Classe (Imagem: Reprodução/Fox, Warner Bros)

Falando em Gotham, a atriz Zoë Kravitz roubou tanto a cena em The Batman que muita gente ficou se perguntando de onde a atriz — que é filha do músico Lenny Kravitz — saiu, já que ela é uma das grandes surpresas do longa. E para a surpresa de muita gente, ela não só tem uma carreira considerável em Hollywood como já passou por filmes de heróis. E, sim, na Marvel.

Antes de ser a Mulher-Gato, ela foi uma garota-mosquito em X-Men: Primeira Classe. Na tentativa de emplacar um reboot nos mutantes, ela viveu a personagem Angel, uma jovem cuja mutação é ter asas de inseto. E embora ela faça parte do grupo de vilões que enfrenta o time formado pelos jovens Xavier e Magneto, ela aparece relativamente pouco na história

1. Josh Brolin

Se pudesse, Brolin usaria as Joias do Infinito para apagar Jonah Hex (Imagem: Reprodução/Warner Bros, Marvel Studios)

O todo poderoso Thanos já ciscou na DC antes de desaparecer com metade do universo Marvel com um estalar de dedos. Antes de ser confirmado como o Titã Louco, o ator Josh Brolin havia interpretado o cowboy Jonah Hex, um personagem um tanto quanto obscuro da editora do Batman e Superman.

O longa foi um enorme fracasso e quase ninguém lembra que o sempre elogiado Brolin participou dessa bomba — da mesma forma que ninguém sequer lembra quem é Jonah Hex.

Além disso, Brolin é outro ator que parece gostar muito do universo de super-heróis e já esteve no elenco de outras produções, como o próprio Deadpool 2, em que ele viveu o viajante espacial Cable. Ele também estava em Sin City 2: A Dama Fatal e em Homens de Preto 3, que é baseado em um gibi da Malibu Comics, editora que acabou sendo comprada pela Marvel.

Leave a Comment